• Home >
  • Blog >
  • Como se prevenir contra o Coronavírus?

Como se prevenir contra o Coronavírus?

Como se prevenir contra o Coronavírus?

Muito está se falando sobre a pandemia do coronavírus, e é muito importante entender como se proteger e cuidar da saúde. Mas, antes de saber como se prevenir, é necessário compreender o que é este vírus, e quais os sintomas causados por ele.

O que é o Coronavírus?

Ele é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, então, age principalmente nos pulmões e na garganta, causando tosse, dor de garganta e falta de ar. Pode ser facilmente confundido com uma gripe comum e deixado de lado até que os sintomas se agravem e o tratamento se torne mais difícil, podendo ser fatal para pacientes de risco.

Enquadram-se no grupo de risco: idosos acima de 60 anos, imunodeprimidos, pessoas com doenças crônicas ‒ principalmente cardíacas e pulmonares ‒ diabéticos, hipertensos, e fumantes. 

A transmissão pode ser feita de diversas formas, sendo a mais comum, pelo ar. Uma pessoa infectada pode passar o vírus enquanto fala, espirra, ou tosse perto de outra. Por isso, o ideal é não sair de casa, mas se não for possível, mantenha-se cerca de pelo menos um metro de distância de outras pessoas. 

Outra forma de transmissão é o contato com objetos e superfícies contaminadas, pois o vírus pode permanecer por até 3 dias em locais não higienizados com frequência! Por esse motivo, lavar as mãos com água e sabão, ou álcool em gel, é tão importante.

Os possíveis sintomas mais comuns para a identificação do vírus são:

  • Tosse 
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Febre
  • Dificuldade para respirar 

Mas, o mais importante: como se prevenir?

Lave as mãos

Parece algo simples, mas essa atitude pode ser crucial para não se contaminar! O vírus consegue permanecer por horas em superfícies tocadas por pessoas contaminadas. Então sempre lave as mãos com água e sabão respeitando os 5 movimentos de higienização, ou use álcool em gel, após tocar em objetos que estão em locais públicos.

Fique dentro de casa

Essa atitude é importante tanto para quem já contraiu o vírus quanto para quem está saudável, pois, dessa forma, ele não consegue se alastrar com rapidez.

Evite contato físico 

Abraçar os amigos é muito bom, mas em época de pandemia, é bom evitar ao máximo o contato físico, isto porque o vírus pode ficar em regiões como as mãos, por exemplo, e se alojar no corpo após o contato com olhos, nariz e boca.

Cuide de você e dos outros!

Essas atitudes garantem que você se mantenha saudável e não contamine outras pessoas! Cuide da sua saúde e fique dentro de casa. Juntos conseguiremos criar um ambiente livre de vírus!

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas

Os cookies armazenam informações sobre sua navegação em nosso site para que ela seja mais personalizada. Se você optar por bloqueá-los algumas funcionalidades poderão não funcionar. Clique aqui e saiba mais.

Fechar