HISTÓRIAS DE CLIENTES

Internet Rural Via Satélite: transformando o cacau e impulsionando negócios no interior do Brasil

Se você vive na cidade, abrir um novo negócio é algo empolgante e a internet está sempre à sua disposição para ajudar. Mas e quem ...

31/08/2023

Se você vive na cidade, abrir um novo negócio é algo empolgante e a internet está sempre à sua disposição para ajudar. Mas e quem mora no campo? Como fazer quando a internet não chega até lá? É aí que entra a internet rural via satélite, a tecnologia que leva a comunicação onde outras não alcançam. E a história de seu João Luz e sua filha Josiane é um exemplo perfeito disso. Através da conectividade proporcionada pela internet rural via satélite da Hughesnet, a vida de Josiane mudou completamente, levando-a a se tornar uma empresária premiada no ramo do chocolate. Confira!

Antes da Internet Rural via Satélite

Seu João Luz vive no Sul da Bahia, mais precisamente de Iguaí, uma região linda e conhecida pelo cultivo de cacau. Ele aprendeu desde cedo, com seu pai, a produzir cacau na fazenda da família. Porém, mesmo com tanto esforço, o cacau convencional enfrentava baixa valorização no mercado.

Sua filha, Josiane Luz, trouxe uma visão inovadora para a família quando, em uma viagem a trabalho à Madrid, conheceu e passou a pesquisar sobre cacau de qualidade e se seria possível produzi-lo na fazenda de seu pai. Ela percebeu que ao produzir cacau fino, a comercialização dos grãos poderia ser mais lucrativa. Convenceu seu pai a mudar o produto e mergulhou em estudos para aprender a produzir cacau fino.

Josiane, que vive em São Paulo, viajou até a Bahia para compartilhar seu conhecimento com seu pai. Decidiu usar os grãos de cacau fino cultivados em Iguaí como matéria-prima para criar seu próprio chocolate artesanal em São Paulo, na região de Grajaú.

A inovação que veio com a nova geração

A inovação foi um sucesso e a primeira safra lucrativa aconteceu em 2019. O cacau fino produzido pela família revelou-se de excelência, perfeito para a fabricação de chocolates artesanais. Porém, com Josiane em São Paulo e seu João na Bahia, era essencial encontrar uma forma de se comunicarem e coordenarem os processos de colheita, seleção e produção.

A solução para essa distância geográfica e a falta de infraestrutura de comunicação veio através da internet rural via satélite da Hughesnet. A conexão via satélite não depende de cabos, o que a torna especialmente adequada para áreas rurais que não possuem acesso a outras formas de internet. Através da Hughesnet, pai e filha puderam trabalhar em conjunto, alinhando cada etapa do processo de produção, mesmo estando a quilômetros de distância.

Como a internet rural via satélite Hughesnet possui WhatsApp Livre para trocar mensagens de texto, áudio e arquivos sem descontar do pacote de dados, a comunicação entre pai e filha estava garantida, permitindo que Josiane e seu João acompanhassem em tempo real os testes, colheitas e seleções do cacau, garantindo a qualidade dos grãos utilizados na produção dos chocolates artesanais da marca “Luzz Cacau”.

A internet rural via satélite fez toda a diferença

A internet rural via satélite da Hughesnet abriu portas para que empreendedores rurais, como Josiane e seu João, pudessem expandir seus negócios e levar seus produtos de qualidade para o mundo.

Portanto, para aqueles que vivem no campo e querem empreender ou se manter conectados, a internet rural via satélite é a solução que une tecnologia, inovação e sucesso. Com a Hughesnet, é possível superar as barreiras da distância e transformar sonhos em realidade, conectando o Brasil rural ao futuro digital. Seja para empreender com cacau fino ou para qualquer outra atividade, a internet rural via satélite da Hughesnet é o caminho para o progresso no campo brasileiro.

Clique aqui e assista o episódio de Conectando o Brasil com toda a história da Luzz Cacau.

Leia mais: 

 

COMPARTILHE:


Assine já!

Whatsapp